Configurando

Tão simples quanto o cadastro é a configuração do Travis-CI para cada projeto. Travis-CI - Settings

Nela você pode configurar dentre as variáveis de ambiente - caso seu projeto utilize - se o build ocorrerá somente nos "pushs" do projeto ou também sobre cada pull request - ótimo e aconselhável.

O arquivo .travis.yml é onde ficam as configurações necessárias para rodar os testes e etc, abaixo, o arquivo de configuração de um projeto simples em PHP:

language: php

php:
  - 7.0

before_script:
  - composer install --dev --prefer-dist

script:
  - ./vendor/bin/phpunit

Não se assuste com nada, é só um exemplo. Mas você já pode ver que com poucas linhas, você já tem seu projeto sendo testado automaticamente a cada Push ou PR.

No arquivo você também pode configurar ações para cad etapa do build, são elas:

  1. before_install
  2. install
  3. before_script
  4. script
  5. after_success or after_failure
  6. before_deploy *
  7. deploy *
  8. after_deploy *
  9. after_script

As ações marcadas com "*" são opcionais no arquivo de configuração. Na verdade, você também não é obrigado a configurar todos os passos citados ;)

Travis-CI - Accounts Também é possível clicar no canto superior direito, acessando o menu Accounts para integrar - ou desligar - outros projetos que você tenha acesso.

Sua conta e organizações que você esteja vinculado, ficarão listados na coluna a esquerda, bastando clicar sobre, para obter uma listagem de projetos do qual você possu permissão de acesso.

A direita, temos a listagem de projetos, e também o botão de sincronização. O Travis-CI sincroniza sua conta de tempos em tempos, porém, as vezes é necessário dar uma clicada ali para obter uma listagem mais recente, principalmente se você acabou de criar o projeto no GitHub.

Na listagem, é possível habilitar e desabilitar a integração com o Travis-CI, assim como ir direto às configurações do projeto, como falado anteriormente.

Na imagem abaixo, temos um exemplo de projetos integrados e não integrados com a ferramenta, assim como algumas organizações que possuo acesso através do meu GitHub.

Travis-CI - Accounts 2

Com o Travis habilitado para seu projeto, você pode ir até a página do projeto no GitHub e olhar as configurações do serviço, na aba Webhooks & Services, nela, você verá uma imagem semelhante a abaixo, onde você poderá ver serviço habilitado.

GitHub - Webhooks & Services

Clicando no lápis, teremos detalhes da configuração - não se preoupce, você não precisa mexer em nada aqui:

GitHub - Webhooks & Services - Travis

Você também pode testar o serviço, sem ter que fazer um push para seu repositório, clicando no botão "Test service" logo no topo.

results matching ""

    No results matching ""